Início Destaques IMESB auxilia gratuitamente a população na declaração do Imposto de Renda

IMESB auxilia gratuitamente a população na declaração do Imposto de Renda

25
0
COMPARTILHE

O IMESB (Instituto Municipal de Ensino Superior de Bebedouro “Victório Cardassi”), por meio do curso de Ciências Contábeis e do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal), realizou na quinta-feira (15/03) a palestra IRPF (Imposto de Renda Pessoa Física 2018). O evento foi realizado no anfiteatro do IMESB e reuniu alunos e demais interessados.

Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis do IMESB, Luiz Antônio Nogueira, essa palestra deu início a sétima etapa do projeto de Imposto de Renda 2018, desenvolvido pelos alunos do curso com o objetivo de auxiliar gratuitamente a população para a correta declaração. “O evento marcou o início do projeto e levou a comunidade assuntos relacionados a um tema fundamental que desperta o interesse de muitos, pois, desde o início de março a Receita Federal já está recebendo as declarações de IR. Essas ações são fundamentais para o aprimoramento dos estudantes e benefício dos munícipes”, comenta o coordenador do curso.

O delegado adjunto da Receita Federal do Brasil em Ribeirão Preto, Armando Borges, informou que a palestra faz parte do acordo de cooperação técnica entre a Receita Federal e IMESB, que levou informações básicas e mudanças pontuais. “Essa mudança estipula que qualquer dependente acima de oito anos necessita do número do CPF e novas notificações sobre bens moveis e imóveis”, explica o delegado adjunto.

Estão obrigadas a declarar o IR todas as pessoas físicas que receberam em 2017, rendimentos tributáveis que totalizarem até R$ 28.559,70 mil de acordo com informações da Receita Federal. Serão atendidos no projeto IR os contribuintes que receberam até R$ 35 mil.

Documentos necessários
Para realizar a declaração, o contribuinte deverá apresentar toda a documentação referente ao Imposto de Renda e a declaração do ano de 2017, como cópia da última declaração do IR, informes de rendimento – ano calendário de 2016, comprovantes de compra e/ou de venda de bens móveis e imóveis, comprovantes de depósitos bancários, caderneta de poupança e outros investimentos com data base até 31/12/2017.

Os interessados também devem apresentar CPF, cédula de identidade, título de eleitor, comprovante de residência, comprovantes de pagamento de despesas médicas e assemelhadas, despesas com educação, comprovante de pagamento de pensão alimentícia, comprovante de doações, dados da instituição financeira (banco), nome e número, conta corrente e agência (no caso das pessoas que tenham imposto a restituir).

NAF
O NAF é uma assistência criada para o cidadão de baixa renda, que será auxiliado gratuitamente na resolução de seus trâmites fiscais. Por meio desta assistência, alunos e professores do curso de Ciências Contábeis do IMESB realizarão atendimento gratuito à população, esclarecendo dúvidas e prestando orientações sobre assuntos da área contábil e fiscal, como declarações de imposto de renda e de isento, atendimento ao MEI (Micro Empreendedor Individual), cadastro de pessoas físicas, etc.

O NAF atende de segunda, quarta e sexta-feira, das 14h às 17h, na sala 8.

Atendimento Imposto de Renda
Todas as quartas-feiras a partir do dia 21/03 até o dia 25/04, das 16h às 19h, no IMESB, localizado na Rua Nelson Domingos Madeira, 300, Parque Eldorado.
Informações pelo telefone (17) 3345-9366.

Fonte: Assessoria Municipal de Imprensa

DEIXE UMA RESPOSTA